Retorno às aulas
Mais um ano letivo se inicia, para acolher nossos alunos, que tal refletir sobre um vídeo bacana e descobrir suas expectativas para o retorno as aulas?
Indicação: Séries iniciais ( Jardim, 1º e 2º ano)
Descrição: No intuito de acolher nossos alunos no primeiro dia de aula, esta aula torna-se primordial para a aproximação e cativação de todos os alunos.
Objetivo:
* Refletir sobre as expectativas para o início do ano letivo
* Estimular o entrosamento entre os alunos
* Acolher os alunos
ATIVIDADE
1- Visualização do Vídeo Regresso as aulas
2- Reflexão sobre o vídeo
O que no vídeo mais te chamou atenção?
Quais as atitudes do menino que são semelhantes as suas ?
Você também ficou ansioso para este primeiro dia de aula?
Seu primeiro dia de aula atendeu suas expectativas?
3- Represente em desenho (Paint) suas expectativas para o primeiro dia de aula, resumindo seu desenho em apenas uma palavra chave para o sentimento/ pensamento expressados na atividade.
ou
Digite em poucas linhas suas expectativas para o início das aulas, formatando ( cor da fonte, fonte e tamanho da fonte ) de acordo com seu gosto.
Apreciação: Apliquei esta atividade em meus alunos e consegui uma reflexão/atividade extremamente produtiva.
Quer deixar sua turminha afiada no ditado?
Confira: http://educacao.uol.com.br/ditados/pre-escola.jhtm
E também possui um ditado mais avançado para o Ensino Fundamental.
Confira: http://educacao.uol.com.br/ditados/ensino-fundamental.jhtm
Espero que gostem da dica ...
Vamos ensinar nossos alunos a escreverem de uma maneira divertida utilizando o recurso tecnológico.
Aprender a aprender
E quem nunca se sentiu motivado com um vídeo?
Que tal mexer com a sensibilidade de seus alunos?
Este vídeo é uma pequena animação onde relata uma criança vivendo ativamente o processo de construção do conhecimento.
Nem todo mundo consegue aprender de imediato tudo, para atingir o objetivo de aprendizagem é preciso passar antes por algumas etapas.
Confira ! Após o vídeo que tal fazer um reflexão com seus alunos? Vamos aprender a aprender ?
Espero que gostem ...
Que tal mexer com a sensibilidade de seus alunos?
Este vídeo é uma pequena animação onde relata uma criança vivendo ativamente o processo de construção do conhecimento.
Nem todo mundo consegue aprender de imediato tudo, para atingir o objetivo de aprendizagem é preciso passar antes por algumas etapas.
Confira ! Após o vídeo que tal fazer um reflexão com seus alunos? Vamos aprender a aprender ?
Espero que gostem ...
JOGO DA ORTOGRAFIA
Em busca de uma nova ferramenta que auxilie o processo de escrita, encontrei o site EDUCAR PARA CRESCER que possui vários artigos voltados aos educadores e estudiosos na área de informática educacional.
Quer testar o conhecimento dos seus alunos ? Veja o jogo a seguir.
PRIMEIRA AULA DE INFORMÁTICA
O que dar? Como agir?
Indicação: Jardim, 1º ano e 2º ano
Descrição:Iniciar informática educacional nas séries iniciais é um grande desafio.
Desta forma a primeira aula é um momento de apresentação pessoal e dos componentes do computador de modo a familiarizar-se criando confiança e autonomia para as próximas aulas.
Desta forma a primeira aula é um momento de apresentação pessoal e dos componentes do computador de modo a familiarizar-se criando confiança e autonomia para as próximas aulas.
Objetivo:
• Aproximar dos alunos do professor/computador
• Desenvolver a atenção
• Estimular o raciocínio e a percepção visual;
• Desenvolver a imaginação e a criatividade;
• Ensinar novos conceitos
ATIVIDADES
A primeira aula será dividida em 3 partes :
1º PARTE > ORALIDADE• Apresentação pessoal
Na apresentação pessoal, uso o recurso de comparação do ser humano com a máquina, como cada um tem seu nome e cada membro do nosso corpo possui alem de um nome uma função o computador pode receber algumas comparações.
• Apresentação das peças
_ COMPUTADOR= como nosso corpo todas as peças juntas formam o computador, mas vamos aprender cada parte dele.
- Teclado = Alguém sabe o nome dele ? O que existe nele? O que tem escrito em suas teclas...
_ Monitor = É nele que vemos tudo que acontece na parte gráfica do computador, como se fosse os nossos olhinhos nos ajudando a ver tudo que fazemos utilizando o computador ... (Sugestão: antes de iniciar a explicação tirar uma foto da turma e colocar para os alunos visualizarem a imagem )
_ Mouse = a origem do seu nome é inglês , o que ele se parece? Para que serve ? para usá-lo temos que colocar a mão côo se fosse fazer um carinho nele .... ele é como os nossos braços e pernas ( nos ajudando a se locomover )
_ CPU = é ele que faz o computador funcionar e executar as tarefas, é como nosso cérebro que guarda tudo que aprendemos e pensamos. Nele colocamos o cd, guardamos musicas, imagens , sons e outros .
_ Microfone= utilizamos para gravar a voz e conversamos com outra pessoa ( gravar os alunos cantando uma música e cada um falando o próprio nome).
_ Caixinha de som = reproduz todos os sons que existe no computador ( colocar para ouvirem a gravação da musica que eles próprio cantaram).
_ Scanner = Copia para dentro do computador tudo que colocamos sobre ele : “de fora para dentro “ ( pedir para que coloquem objetos e a mãozinha de alguns alunos para cópia)
_ Impressora: Passa para o papel todas as imagens que estão no computador: “ de dentro para fora” ( se possível imprimir a mesma imagem que foi scaneada )
_ Estabilizador = Ele ajuda a controlar a energia que passa para o computador ( fazer a comparação da energia com a força da água (com e sem torneira. Utilizei esta comparação e eles adoraram) .
2ª PARTE PRÁTICA
_ Orientar os alunos que o laboratório é uma ambiente diferente ( momento de acordo de regras tais como correr , comer e gritar no laboratório )
_ Distribuir uma folha de sulfite a cada aluno
_ Explicar a importância de organização da sala ( o porque cada peça tem seu lugar especifico)
_ Pedir para que desenhem a bancada para colocar as peças do computador
_ Distribuir peças ( a cada peça fazer a revisão da função de cada periférico )
1º PARTE > ORALIDADE• Apresentação pessoal
Na apresentação pessoal, uso o recurso de comparação do ser humano com a máquina, como cada um tem seu nome e cada membro do nosso corpo possui alem de um nome uma função o computador pode receber algumas comparações.
• Apresentação das peças
_ COMPUTADOR= como nosso corpo todas as peças juntas formam o computador, mas vamos aprender cada parte dele.
- Teclado = Alguém sabe o nome dele ? O que existe nele? O que tem escrito em suas teclas...
_ Monitor = É nele que vemos tudo que acontece na parte gráfica do computador, como se fosse os nossos olhinhos nos ajudando a ver tudo que fazemos utilizando o computador ... (Sugestão: antes de iniciar a explicação tirar uma foto da turma e colocar para os alunos visualizarem a imagem )
_ Mouse = a origem do seu nome é inglês , o que ele se parece? Para que serve ? para usá-lo temos que colocar a mão côo se fosse fazer um carinho nele .... ele é como os nossos braços e pernas ( nos ajudando a se locomover )
_ CPU = é ele que faz o computador funcionar e executar as tarefas, é como nosso cérebro que guarda tudo que aprendemos e pensamos. Nele colocamos o cd, guardamos musicas, imagens , sons e outros .
_ Microfone= utilizamos para gravar a voz e conversamos com outra pessoa ( gravar os alunos cantando uma música e cada um falando o próprio nome).
_ Caixinha de som = reproduz todos os sons que existe no computador ( colocar para ouvirem a gravação da musica que eles próprio cantaram).
_ Scanner = Copia para dentro do computador tudo que colocamos sobre ele : “de fora para dentro “ ( pedir para que coloquem objetos e a mãozinha de alguns alunos para cópia)
_ Impressora: Passa para o papel todas as imagens que estão no computador: “ de dentro para fora” ( se possível imprimir a mesma imagem que foi scaneada )
_ Estabilizador = Ele ajuda a controlar a energia que passa para o computador ( fazer a comparação da energia com a força da água (com e sem torneira. Utilizei esta comparação e eles adoraram) .
2ª PARTE PRÁTICA
_ Orientar os alunos que o laboratório é uma ambiente diferente ( momento de acordo de regras tais como correr , comer e gritar no laboratório )
_ Distribuir uma folha de sulfite a cada aluno
_ Explicar a importância de organização da sala ( o porque cada peça tem seu lugar especifico)
_ Pedir para que desenhem a bancada para colocar as peças do computador
_ Distribuir peças ( a cada peça fazer a revisão da função de cada periférico )
_ Deixarem que montem o laboratório de informática de cada aluno.
( Esta mesma aula foi aplicada nos alunos do ensino fundamental alterando a colagem por reprodução das imagens , escrita e funções no Paint )
APRECIAÇÃO
( Esta mesma aula foi aplicada nos alunos do ensino fundamental alterando a colagem por reprodução das imagens , escrita e funções no Paint )
APRECIAÇÃO