PROJETO : A QUEDA DA FADINHA NO LIXÃO
Aplicação: Alunos 2º ano “C”
Produção: Ana Paula Castro
Produção: Ana Paula Castro
Descrição
Para a realização deste trabalho, os alunos desenvolveram várias atividades dentro e fora de sala de aula relacionadas ao tema do lixo.
Teatros, trabalhos recicláveis e principalmente a releitura do livro fundamentaram a criação de um livro em forma de vídeo.
Estes conhecimentos foram aprimorados utilizando o recurso do Movie Maker, por meio de releitura dos desenhos do livro trabalhado e posteriormente postado no youtube.
Objetivos:
- Incentivar os alunos à preservação do meio ambiente;
- Propiciar o ensino-aprendizagem, utilizando como temática o projeto de leitura desenvolvido em sala de aula;
- Ressaltar a importância da reciclagem;
- Desenvolver habilidades no Paint;
- Desenvolver a oralidade Infantil,
- Enfatizar o projeto de leitura mediante ao tema abordado por todas as 2ª séries da unidade escolar.
Atividades
· Aprendendo a utilizar todas as ferramentas do paint
· Releitura da História: A queda da fadinha no Lixão
· Gravação de Voz
DEPOIMENTOS
Foi uma atividade interativa, pois trabalhamos a linguagem oral e escrita, criatividade para desenhar as cenas do livro através do recurso do paint, e principalmente conscientizando sobre a importância da reciclagem. O projeto foi muito valioso para a aprendizagem e desenvolvimento pedagógico, social e cultural de nossos alunos
***************************************************************
Achai muito legal, porque ficou muito bonito o nosso trabalho.
Maria Eduarda – 8 anos
********************************************
Muito legal desenhar no computador, a fadinha caiu no lixão e ajudou a salvar os amigos lixos, ensinando a eles como reciclar .
Helen - 8 anos
****************************
Adorei este projeto, porque a fadinha nos ensina que não podemos deixar nada sem reciclar e o legal que passou no computador os desenhos da nossa sala.
************
PROJETO: A NUVENZINHA

Aplicação: Alunos 1º ano “C”
Produção: Ana Paula Castro
Produção: Ana Paula Castro
Descrição
Para desenvolver este trabalho os alunos fizeram uma historia contado o percurso que uma gotinha de água tem que passar até fecundar em uma plantinha.
Estes conhecimentos foram aprimorados utilizando o recurso Arte e Educação, que tem como objetivo criar animações com bonequinhos de massinha no Movie Maker por meio de fotos tiradas em seqüência, transformando em vídeo para ser posteriormente postado no youtube.
Objetivo:
· Possibilitar aos professores, a construção de produtos finais, de modo a trabalharem os temas abordados no Programa “Semente do Amanhã”.
· Integrar os alunos as tecnologias;
· Viabilizar o processo de ensino e aprendizagem dentro da escola,
· Desenvolver a oralidade;
- Propiciar a criatividade e habilidade em artes;
- Inserir o aluno no contexto das oportunidades da informática;
- Utilizar o recurso Arte e Educação.
ATIVIDADES
· Digitação da História: A nuvenzinha
· Confecção dos personagens de Massinha
· Tirando fotos
· Gravação de voz
· Assistindo o vídeo na internet
ACESSE ESTE TRABALHO : http://br.youtube.com/watch?v=ZNpKmhnDV1E&feature=related
DEPOIMENTOS
Fiquei feliz de brincar com massinha no aula de informática, pois não mechemos na sala de aula. Foi muito legal !
Tainá - 7 anos
Eu fiz a florzinha. Gostei muito de trabalhar com massinha e achei legal na hora de gravar a voz
Jaine - 7 anos
A tia Ana Paula preparou uma aula diferente, quero fazer mais aulas assim, pois foi super legal.
Pablo - 7 anos
PROJETO: A ARCA DE NOÉ

Aplicação: Alunos Classe Especial
Produção: Ana Paula Castro
Produção: Ana Paula Castro
Descrição
Este projeto teve como objetivo a fusão do projeto de leitura em sala de aula com as aulas de informática.
Utilizando o Livro da Ruth Rocha a Arca de Noé, os alunos realizaram pesquisas de imagens e curiosidades de animais. Outros recursos foram utilizados para a melhor fixação do projeto.
No produto final foi utilizado o recurso da Arte e educação, que tem como objetivo criar animações com bonequinhos de massinha no Movie Maker por meio de fotos tiradas em seqüência, transformando em vídeo para ser posteriormente postado no youtube.
No produto final foi utilizado o recurso da Arte e educação, que tem como objetivo criar animações com bonequinhos de massinha no Movie Maker por meio de fotos tiradas em seqüência, transformando em vídeo para ser posteriormente postado no youtube.
Objetivos
• Utilizar o laboratório de Informática como local de desenvolvimento de projetos interdisciplinaridade;
• Focalizar o projeto de leitura mediante a oportunidade do recurso Arte Educação;
• Desenvolver a oralidade nos alunos.
• Propiciar a criatividade e habilidade em artes;
• Inserir o aluno no contexto das oportunidades da informática;
• Utilizar o computador para reforçar a aprendizagem.
• Focalizar o projeto de leitura mediante a oportunidade do recurso Arte Educação;
• Desenvolver a oralidade nos alunos.
• Propiciar a criatividade e habilidade em artes;
• Inserir o aluno no contexto das oportunidades da informática;
• Utilizar o computador para reforçar a aprendizagem.
Atividades
* Aprendendo a abrir a página da internet
* Aprendo a funcionalidade da pagina de pesquisa
* Digitação do Endereço: www.google.com.br
* Pesquisando: imagens de animais
Obs: Direcionar o nome dos animais, dando atenção e conscientização sobre as imagens impróprias que poderão aparecer
* Aprendendo a salvar imagens da internet
obs: Utilizamos a figura do DISQUETE para salvar as imagens, no qual surgiu a dúvida da funcionalidade do disquete, pois devido a modernidade não existe mais disquete nos laboratórios. Foi colocado em sala de aula um mural com o disquete para a melhor fixação de sua função (salvar)
* Digitação no Word: Lista de Animais
* Pesquisa Internet: Curiosidade dos animais (Cópia das curiosidades no caderno de classe)
* Arte e Educação: Produzindo animais com massinha
Obs: Arte e Educação consiste em fazer personagens em massinha, utilizando o recurso da cÂmera Digital para causar movimentos no Movie Maker, tendo como produto final um vídeo.
* Montando a apresentação (com ajuda dos alunos)
* Aprendendo a acessar o trabalho no Youtube
* Aprendo a funcionalidade da pagina de pesquisa
* Digitação do Endereço: www.google.com.br
* Pesquisando: imagens de animais
Obs: Direcionar o nome dos animais, dando atenção e conscientização sobre as imagens impróprias que poderão aparecer
* Aprendendo a salvar imagens da internet
obs: Utilizamos a figura do DISQUETE para salvar as imagens, no qual surgiu a dúvida da funcionalidade do disquete, pois devido a modernidade não existe mais disquete nos laboratórios. Foi colocado em sala de aula um mural com o disquete para a melhor fixação de sua função (salvar)
* Digitação no Word: Lista de Animais
* Pesquisa Internet: Curiosidade dos animais (Cópia das curiosidades no caderno de classe)
* Arte e Educação: Produzindo animais com massinha
Obs: Arte e Educação consiste em fazer personagens em massinha, utilizando o recurso da cÂmera Digital para causar movimentos no Movie Maker, tendo como produto final um vídeo.
* Montando a apresentação (com ajuda dos alunos)
* Aprendendo a acessar o trabalho no Youtube
Depoimentos
"Foi extremamente gratificante desenvolver e aplicar este projeto nos alunos da classe especial, com toda dedicação e entusiasmo chegamos a um lindo produto final. "
Mediadora Ana Paula Castro - 23 anos
"Já Tinha ouvido falar deste tipo de animação, mas não conhecia o trabalho. Gostei muito do resultado.
É o tipo de trabalho que eleva a auto-estima do aluno e valoriza o trabalho do professor. Também adorei ver o vídeo postado no youtube, pois é o nosso trabalho sendo divulgado para pessoas diferentes, também para as famílias dos alunos que tiverem acesso a internet."
Professora Dênia Costa N. Gomes - 32 anos
"Foi interessante. Gostei porque achei diferente. Eu nunca tinha visto um trabalho assim. Não gostei de ouvir a minha voz, achei feia, mas é muito gostoso mexer com a massinha."
Aluna Michele - 11 anos
"Foi legal o nosso trabalho, porque todos os bichos estavam entrando na arca. Eu achei que os bichos não iam se mexer porque eram de massinha."
Aluna Ana Flávia - 10 anos
Achei “da hora”, muito interessante por causa da Arca de Noé, não sabia que os bichos iam se mexer , e não sabia também que dava para eu ouvir minha voz no computador.
Aluno Lucas - 11 anos
Confira este Trabalho
PROJETO: A POESIA EM NOSSAS VIDAS
Aplicação: Alunos Classe Especial “B”
Produção: Ana Paula Castro
Descrição
O projeto “A poesia em nossas vidas”, foi desenvolvido em sala de aula.
Os alunos fizeram duas poesias em texto coletivo, e digitaram no laboratório com o objetivo de desenvolver habilidades com o teclado.Para desenvolver a oralidade, os alunos gravaram a voz declamando a poesia que posteriormente transformou-se em vídeo.
Objetivos
*Despertar o gosto pela poesia;*Desenvolver as habilidades da criação e da escrita;
*Trabalhar a coletividade através de poesias;
*Aprimorar a habilidade escrita;
*Desenvolver habilidade de digitação;
*Propiciar a oralidade
*Despertar o gosto pelas novas oportunidades que a internet nos proporciona.
Atividades
*Produção da poesia coletiva em sala de aula: Cavalo Marchador /* Digitação da poesia
*Aprendendo a funcionalidade do ícone da internet
*Aprendendo a escrever o indereço do site
*Utilizando o recurso Google imagens
*Procurando uma imagem relacionada com a poesia (grupo)
*Produção da poesia coletiva em sala de aula: O amor que partiu meu coração / digitação
*Procurando uma imagem relacionada com a poesia (grupo)
*Gravação de Voz
*Aprendendo a acessar o trabalho na internet
Depoimentos
Este trabalho foi um pouco mais cuidadoso, pois os alunos não estavam totalmente alfabetizados. Alguns deles por não saberem ler decoraram a poesia. A oralidade dos alunos ainda tem que ser muito desenvolvida, entretanto foi um trabalho gratificante onde pude acompanhar passo a passo do crescimento deles.
Mediadora Ana Paula Castro - 23 anos******************************
Através da tecnologia se proporciona uma atividade prazerosa trabalhando a memorização e socialização. Com a divulgação desse trabalho no site os alunos se sentem valorizados e incentivados a fazerem novos trabalhos
Marise de Cássia G.L Mariana - 35 anos
*****************************************************
Gostei muito da imagem que escolhemos e de gravar a voz, pois escutar a minha voz saindo do computador foi muito engraçado.Welder Benedito de Andrade – 11 anos
***************************************
Escrevemos no computador, tiramos fotos e gravamos a voz, quando vi o vídeo pronto nem acreditei.Jhonatan Willian de Abreu dos Santos - 12 anos
*******************
*******************
Não foi fácil escrever no computador, mas a tia Marise e a tia Ana Paula me ajudaram a achar as letrinhas. Fiquei com muita vergonha quando eu apareci no vídeo, mas gostei muito.
João Paulo do Nascimentos Lopes - 8 ano
*********
Confira como ficou este trabalho
http://www.youtube.com/watch?v=v1J36wuJows
*********
Confira como ficou este trabalho
http://www.youtube.com/watch?v=v1J36wuJows
Espero que gostem !!!
Ana Paula Castro