Projetos



PROJETO : A QUEDA DA FADINHA NO LIXÃO




Aplicação: Alunos 2º ano “C”
Produção: Ana Paula Castro
Descrição
Para a realização deste trabalho, os alunos desenvolveram várias atividades dentro e fora de sala de aula relacionadas ao tema do lixo.
Teatros, trabalhos recicláveis e principalmente a releitura do livro fundamentaram a criação de um livro em forma de vídeo.
Estes conhecimentos foram aprimorados utilizando o recurso do Movie Maker, por meio de releitura dos desenhos do livro trabalhado e posteriormente postado no youtube.
Objetivos:
  • Incentivar os alunos à preservação do meio ambiente;
  • Propiciar o ensino-aprendizagem, utilizando como temática o projeto de leitura desenvolvido em sala de aula;
  • Ressaltar a importância da reciclagem;
  • Desenvolver habilidades no Paint;
  • Desenvolver a oralidade Infantil,
  • Enfatizar o projeto de leitura mediante ao tema abordado por todas as 2ª séries da unidade escolar.
Atividades
· Aprendendo a utilizar todas as ferramentas do paint
· Releitura da História: A queda da fadinha no Lixão
· Gravação de Voz
· Montagem das imagens e vozes no Movie Maker
· ACESSE ESTE TRABALHO : http://br.youtube.com/watch?v=2iW1NdA45Gw&feature=related
DEPOIMENTOS
Foi uma atividade interativa, pois trabalhamos a linguagem oral e escrita, criatividade para desenhar as cenas do livro através do recurso do paint, e principalmente conscientizando sobre a importância da reciclagem. O projeto foi muito valioso para a aprendizagem e desenvolvimento pedagógico, social e cultural de nossos alunos
Professora Roseli - 32 anos
***************************************************************
Achai muito legal, porque ficou muito bonito o nosso trabalho.
Maria Eduarda – 8 anos
********************************************
Muito legal desenhar no computador, a fadinha caiu no lixão e ajudou a salvar os amigos lixos, ensinando a eles como reciclar .
Helen - 8 anos
****************************
Adorei este projeto, porque a fadinha nos ensina que não podemos deixar nada sem reciclar e o legal que passou no computador os desenhos da nossa sala.
Vivian - 8 anos
************

PROJETO: A NUVENZINHA



Aplicação: Alunos 1º ano “C”
Produção: Ana Paula Castro
Descrição
Para desenvolver este trabalho os alunos fizeram uma historia contado o percurso que uma gotinha de água tem que passar até fecundar em uma plantinha.
Estes conhecimentos foram aprimorados utilizando o recurso Arte e Educação, que tem como objetivo criar animações com bonequinhos de massinha no Movie Maker por meio de fotos tiradas em seqüência, transformando em vídeo para ser posteriormente postado no youtube.
Objetivo:
· Possibilitar aos professores, a construção de produtos finais, de modo a trabalharem os temas abordados no Programa “Semente do Amanhã”.
· Integrar os alunos as tecnologias;
· Viabilizar o processo de ensino e aprendizagem dentro da escola,
· Desenvolver a oralidade;
  • Propiciar a criatividade e habilidade em artes;
  • Inserir o aluno no contexto das oportunidades da informática;
  • Utilizar o recurso Arte e Educação.
ATIVIDADES
· Digitação da História: A nuvenzinha
· Confecção dos personagens de Massinha
· Tirando fotos
· Gravação de voz
· Assistindo o vídeo na internet
DEPOIMENTOS
Fiquei feliz de brincar com massinha no aula de informática, pois não mechemos na sala de aula. Foi muito legal !
Tainá - 7 anos
Eu fiz a florzinha. Gostei muito de trabalhar com massinha e achei legal na hora de gravar a voz
Jaine - 7 anos
A tia Ana Paula preparou uma aula diferente, quero fazer mais aulas assim, pois foi super legal.
Pablo - 7 anos



PROJETO: A ARCA DE NOÉ



Aplicação: Alunos Classe Especial
Produção: Ana Paula Castro
Descrição
Este projeto teve como objetivo a fusão do projeto de leitura em sala de aula com as aulas de informática.
Utilizando o Livro da Ruth Rocha a Arca de Noé, os alunos realizaram pesquisas de imagens e curiosidades de animais. Outros recursos foram utilizados para a melhor fixação do projeto.
No produto final foi utilizado o recurso da Arte e educação, que tem como objetivo criar animações com bonequinhos de massinha no Movie Maker por meio de fotos tiradas em seqüência, transformando em vídeo para ser posteriormente postado no youtube.
Objetivos
• Utilizar o laboratório de Informática como local de desenvolvimento de projetos interdisciplinaridade;
• Focalizar o projeto de leitura mediante a oportunidade do recurso Arte Educação;
• Desenvolver a oralidade nos alunos.
• Propiciar a criatividade e habilidade em artes;
• Inserir o aluno no contexto das oportunidades da informática;
• Utilizar o computador para reforçar a aprendizagem.


Atividades
* Aprendendo a abrir a página da internet
* Aprendo a funcionalidade da pagina de pesquisa
* Digitação do Endereço: www.google.com.br
* Pesquisando: imagens de animais
Obs: Direcionar o nome dos animais, dando atenção e conscientização sobre as imagens impróprias que poderão aparecer
* Aprendendo a salvar imagens da internet
obs: Utilizamos a figura do DISQUETE para salvar as imagens, no qual surgiu a dúvida da funcionalidade do disquete, pois devido a modernidade não existe mais disquete nos laboratórios. Foi colocado em sala de aula um mural com o disquete para a melhor fixação de sua função (salvar)
* Digitação no Word: Lista de Animais
* Pesquisa Internet: Curiosidade dos animais (Cópia das curiosidades no caderno de classe)
* Arte e Educação: Produzindo animais com massinha
Obs: Arte e Educação consiste em fazer personagens em massinha, utilizando o recurso da cÂmera Digital para causar movimentos no Movie Maker, tendo como produto final um vídeo.
* Montando a apresentação (com ajuda dos alunos)
* Aprendendo a acessar o trabalho no Youtube
Depoimentos

"Foi extremamente gratificante desenvolver e aplicar este projeto nos alunos da classe especial, com toda dedicação e entusiasmo chegamos a um lindo produto final. "
Mediadora Ana Paula Castro - 23 anos
"Já Tinha ouvido falar deste tipo de animação, mas não conhecia o trabalho. Gostei muito do resultado.
É o tipo de trabalho que eleva a auto-estima do aluno e valoriza o trabalho do professor. Também adorei ver o vídeo postado no youtube, pois é o nosso trabalho sendo divulgado para pessoas diferentes, também para as famílias dos alunos que tiverem acesso a internet."
Professora Dênia Costa N. Gomes - 32 anos
"Foi interessante. Gostei porque achei diferente. Eu nunca tinha visto um trabalho assim. Não gostei de ouvir a minha voz, achei feia, mas é muito gostoso mexer com a massinha."
Aluna Michele - 11 anos



"Foi legal o nosso trabalho, porque todos os bichos estavam entrando na arca. Eu achei que os bichos não iam se mexer porque eram de massinha."
Aluna Ana Flávia - 10 anos
Achei “da hora”, muito interessante por causa da Arca de Noé, não sabia que os bichos iam se mexer , e não sabia também que dava para eu ouvir minha voz no computador.
Aluno Lucas - 11 anos
Confira este Trabalho
Acesse : http://www.youtube.com/watch?v=vilRShdngMc







              PROJETO: A POESIA EM NOSSAS VIDAS
















Aplicação:
Alunos Classe Especial “B”

Produção: Ana Paula Castro


Descrição

O projeto “A poesia em nossas vidas”, foi desenvolvido em sala de aula.
Os alunos fizeram duas poesias em texto coletivo, e digitaram no laboratório com o objetivo de desenvolver habilidades com o teclado.
Para desenvolver a oralidade, os alunos gravaram a voz declamando a poesia que posteriormente transformou-se em vídeo.

Objetivos

*Despertar o gosto pela poesia;
*Desenvolver as habilidades da criação e da escrita;
*Trabalhar a coletividade através de poesias;
*Aprimorar a habilidade escrita;
*Desenvolver habilidade de digitação;
*Propiciar a oralidade
*Despertar o gosto pelas novas oportunidades que a internet nos proporciona.

Atividades

*Produção da poesia coletiva em sala de aula: Cavalo Marchador /
* Digitação da poesia
*Aprendendo a funcionalidade do ícone da internet
*Aprendendo a escrever o indereço do site
*Utilizando o recurso Google imagens
*Procurando uma imagem relacionada com a poesia (grupo)
*Produção da poesia coletiva em sala de aula: O amor que partiu meu coração / digitação
*Procurando uma imagem relacionada com a poesia (grupo)
*Gravação de Voz
*Aprendendo a acessar o trabalho na internet

Depoimentos

Este trabalho foi um pouco mais cuidadoso, pois os alunos não estavam totalmente alfabetizados. Alguns deles por não saberem ler decoraram a poesia. A oralidade dos alunos ainda tem que ser muito desenvolvida, entretanto foi um trabalho gratificante onde pude acompanhar passo a passo do crescimento deles.
Mediadora Ana Paula Castro - 23 anos

******************************

Através da tecnologia se proporciona uma atividade prazerosa trabalhando a memorização e socialização. Com a divulgação desse trabalho no site os alunos se sentem valorizados e incentivados a fazerem novos trabalhos

Marise de Cássia G.L Mariana - 35 anos

*****************************************************

Gostei muito da imagem que escolhemos e de gravar a voz, pois escutar a minha voz saindo do computador foi muito engraçado.
Welder Benedito de Andrade – 11 anos

***************************************
Escrevemos no computador, tiramos fotos e gravamos a voz, quando vi o vídeo pronto nem acreditei.
Jhonatan Willian de Abreu dos Santos - 12 anos

*******************

Não foi fácil escrever no computador, mas a tia Marise e a tia Ana Paula me ajudaram a achar as letrinhas. Fiquei com muita vergonha quando eu apareci no vídeo, mas gostei muito.
João Paulo do Nascimentos Lopes - 8 ano

*********
Confira como ficou este trabalho

http://www.youtube.com/watch?v=v1J36wuJows

Espero que gostem !!!
                              Ana Paula Castro